MANEJO DE MUDAS
CÍTRICAS NO PLANTIO

Caro leitor,

Este manual técnico de MANEJO DE MUDAS CÍTRICAS NO PLANTIO é mais uma ferramenta com o objetivo de promover qualidade e produtividade na citricultura. As informações apresentadas aqui unem ciência e experiências de campo observadas ao longo de décadas: práticas que colaboram para consolidar a citricultura como uma das maiores riquezas do agronegócio brasileiro, exemplo para todo o mundo.

Boa leitura.

PREPARANDO
O PLANTIO

Recepção e armazenamento de mudas fazem parte dos princípios de uma lavoura de qualidade. Seguir as normas e as técnicas para um plantio adequado é o primeiro passo para o desenvolvimento de pomares saudáveis e produtivos. Isso inclui a escolha da melhor combinação “copa/porta-enxerto”; o bom preparo do terreno, incluindo a definição dos espaçamentos ideais entre linhas e plantas; e um estudo cuidadoso do solo, que definirá as proporções de matéria orgânica, cálcio, fósforo e outras possíveis correções nutricionais. Os citros podem ser plantados em qualquer época do ano, desde que haja disponibilidade de água e condições/equipamentos para que as mudas sejam adequadamente molhadas sempre que necessário. Os cuidados com as mudas iniciam-se no momento da chegada à propriedade. Elas devem ser descarregadas do caminhão com muito cuidado e posicionadas em local ensolarado e de fácil irrigação. Leve ao campo definitivo somente a quantidade necessária para o trabalho de um dia de plantio.

HORA DE PLANTAR

Veja as condições ideais das mudas no momento do plantio:

As mudas precisam estar bem molhadas. Caso não venham bem úmidas do viveiro (por causa da aplicação de inseticida sistêmico) ou tenham ficado muito tempo expostas ao sol, as mudas devem ser irrigadas em abundância ou imersas em água, de forma a umedecer totalmente o substrato. Além de hidratar bem as raízes, isso irá facilitar bastante o corte do fundo das sacolas.

Quando transportadas para o local definitivo, as mudas são manuseadas cuidadosamente e colocadas ao lado de cada estaca ou ponto marcado. É comum o pessoal que distribui as mudas trabalhar em ritmo mais acelerado que o pessoal que planta. Isso não pode acontecer! Distribua as mudas nas linhas dos sulcos ou nas covas no momento do plantio, não com muita antecedência. O tempo entre distribuição e plantio deve ser bem dimensionado de forma que as mudas não fiquem por muito tempo expostas ao sol, provocando o ressecamento do substrato. As mudas devem ser distribuídas em pé, para evitar maior exposição da sacola ao sol. A cor preta das sacolas retém calor e favorece o rápido aquecimento do substrato, acelerando ainda mais o ressecamento.

Para o corte do fundo das sacolas, utilize faca de serra ou, preferencialmente, faca com lâmina de aço carbono constantemente afiada – neste caso, utilize uma base de madeira para preservar a afiação da faca. Para maior apoio, com a muda deitada, esfregue a lâmina da faca cuidadosamente em movimentos de vai e vem. O corte deve ser feito de 1 cm a 2 cm acima do fundo da sacola, visando retirar apenas as partes enoveladas, sem remover raízes em excesso. Nunca dê pancadas na sacola, pois isso provoca o destorroamento do substrato e, consequentemente, a exposição das raízes no momento do plantio. Essa operação deve ser feita pelo pessoal de plantio, no momento de colocar a muda na cova, evitando a exposição do substrato e das raízes por muito tempo.

Depois de cortado o fundo, pegue a muda com cuidado utilizando as duas mãos e segurando pelas bordas da sacola. Coloque a muda no fundo da cova (ou sulco) com atenção para não entortar e nem destorroar o fundo do substrato expondo as raízes. A superfície do substrato deve ficar um pouco acima do nível do solo, ou seja, a cova deve ser ligeiramente mais rasa que o a extensão vertical do substrato. Apoie a muda no fundo do sulco, sem forçar. Faça tudo com muito cuidado, pois pequenas falhas podem entortar as raízes e danificar a raiz pivotante, prejudicando o sistema radicular e comprometendo o desenvolvimento da planta.

IMPORTANTE:

Ajuste a profundidade da cova (ou sulco) com um enxadão, se for necessário.

Os sulcos, ou covas, devem estar na profundidade ideal para receber as mudas.

Não coloque as mudas inclinadas ou deitadas em sulcos ou covas rasas.

Retire a sacola puxando-a para cima, sem destorroar o substrato, e feche o sulco/cova com terra, sempre com cuidado para não ferir a planta com o enxadão.

Faça uma leve compactação do solo com os pés ao redor da muda, mas sem pisar no torrão do substrato.

Com enxadão, faça “coroas” de terra cerca de 30 cm ao redor das plantas, capazes de conter de 20 a 25 litros de água cada. Irrigue as mudas, mesmo que o plantio tenha sido feito em dias de chuva, ou se o sistema de irrigação por gotejo já esteja instalado. Essa primeira irrigação, de encharcar a terra, é importante para extrair o excesso de ar proveniente do processo e assentar bem o solo após o plantio. Em dias muito quentes ou com o solo muito seco, essa primeira irrigação deve ser feita imediatamente após o plantio, evitando que o solo retire a umidade existente no substrato. Logo após as primeiras regas, faça uma pequena trincheira ao lado do torrão para observar se o substrato se mantém úmido.

Para manter a umidade ideal para o pegamento das mudas e aumentar o intervalo entre as irrigações subsequentes, recomenda-se cobrir a coroa com uma camada de palha, capim seco ou outro material disponível, tomando o cuidado de não levar sementes indesejáveis junto com esse material para a lavoura.

TODO CUIDADO É NECESSÁRIO

Pela relevância do manuseio das mudas nos processos de plantio, é recomendado que esses serviços sejam executados por pessoas treinadas, de preferência equipe formada por funcionários próprios
(ou pelo menos em parte), para que tudo seja feito com muita atenção e comprometimento.

Para melhores resultados, divulgue o conteúdo deste manual a todos os envolvidos nos processos.

Uma lavoura produtiva começa com a escolha de mudas de qualidade e com todo cuidado no plantio.

A equipe CITROGRAF está com você nessa tarefa.

PARA ESCLARECER DÚVIDAS OU OBTER MAIS INFORMAÇÕES, LIGUE:

19 99601 1702 | 3534 9981

19 99601 1702
19 3534 9981

19 3534 9981 / 19 99601 1702

ADMINISTRATIVO

Araras | SP
Rua Albert Einstein, 38
Jd Universitário
CEP 13607-331
Tel. 19 3541 1042 | 3541 1049

Unidades comerciais

Rio Claro | SP
Viveiro do Horto | Bairro Camaquã
Rod. SP 191, Km 77,7
Cep 13500-000 | Caixa Postal 226
Tel. 19 3534 9981 | 19 99601 1702

Ipeúna | SP
Viveiro do Rochedo | Bairro Rural
Estrada Municipal de Ipeúna, s/n
Cep 13537-000 | Caixa Postal 34
Tel. 19 3525 5473

Inhambupe | BA
Viveiro da Bahia | Baixa Grande
Rod. BA 400, Km 94
CEP 48180-000
Tel. 75 99934-0212